A Bifum Brasil é uma empresa especializada na produção de massas de arroz, referência no mercado há quase 60 anos. A empresa assumiu compromisso público de utilizar apenas ovos de aves livres de gaiola até 2025. O compromisso da Bifum à época se aplicava a um único produto da marca que utilizava ovos em sua composição, o macarrão Bifum Yakssoba. Entretanto, em comunicação recente com a empresa, fomos informados que, em 2020, esse produto foi retirado do portfólio da marca. Portanto, há dois anos a Bifum Brasil deixa de produzir e comercializar produtos com ovos como matéria-prima.
Veja um resumo do comunicado concedido por Helio Chiang, Superintendente da Bifum Brasil, ao EggLab:
“Há 2 anos a Bifum Brasil não comercializa ou fabrica produtos com ovos nos ingredientes. (…) O único produto que continha ovos era o macarrão com ovos para yakissoba. Retiramos esse item do nosso portifólio em 2020.”
Essa é uma notícia que deve ser recebida com entusiasmo por organizações dedicadas à proteção de galinhas poedeiras no Brasil. É uma atitude da empresa que impacta positivamente a vida de milhares de aves e que, ainda assim, não reduz a relevância da marca do mercado.
É preciso ressaltar que mudanças assim são favorecidas para empresas que possuem poucos produtos com ovos em sua composição. Justamente por isso é importante que outras empresas na mesma condição reflitam se podem fazer o mesmo. Desejamos que a atitude da Bifum traga também a mensagem de que é possível produzir e comercializar alimentos de modo que, cada vez mais, a vida e o bem-estar dos animais sejam garantidos.
Equipe EggLab.